February 24, 2017

Please reload

Posts Recentes

Academia de Verão - 2017

February 24, 2017

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

Vozes Infantis x Ópera

March 20, 2017

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro abriu audições para novos talentos, novas vozes, e a mãe de uma menininha de nove anos, certamente movida pelas melhores intenções me escreveu perguntando se sua filhinha teria o perfil para esse tipo de teste. Ela tem feito aulas de canto regularmente em sua cidade e demonstra o desejo de fazer uma carreira como cantora de ópera. 

Gostaria de compartilhar com vocês a resposta que dei a essa mãe, para que seja útil a outras pessoas do seu conhecimento que tenham filhos como ela:

 

" Uma criança de nove anos ainda não pode ser considerada cantora lírica. Não há papéis em óperas para crianças, pois isto requer um vigor, extensão e resistência vocais que estão fora do alcance fisiológico da criança. Após a puberdade o instrumento amadurece, e aí sim uma técnica vocal operística, ou belcantista, pode ser ensinada.

 

Antes disso qualquer tentativa de forçar a voz da criança a realizar uma tarefa que está fora de suas possibilidades fisiológicas pode causar danos severos. 

 

Lido hoje com alunos adultos que sofrem de problemas vocais de repetição por, na infância, terem sido levados a cantar o que não lhes era compatível. Bons cantores, talentosos, mas desprovidos de tônus e resistência. Por desde cedo terem demonstrado algum talento e empolgação pela profissão foram forçados por pais e professores a um repertório que só lhes causou dano. 

Isso não significa que sua filhinha não possa ou deva estudar canto ou participar de competições voltadas para crianças: significa apenas que este caminho deve ser feito com critério. 

 

Cuidado, há professores pouco informados ou mal intencionados que podem oferecer conselhos e treinamento que mais afastariam que aproximariam a você e sua filhinha da realização de seu ideal.

 

Baseada na minha experiência faço-lhe esta advertência. "

 

Então... quais são as opções para uma criança?

 

1 ) Aprender um instrumento musical,
2 ) Passar pela alfabetização musical (musicalização), 
3 ) Cantar em coro e 
4 ) Estudar canto sim, com um professor experiente e consciente de que a voz da criança é flexível mas frágil. Qualquer abuso pode causar danos para a vida.

 

Sucesso e excelente semana a todos,
Carolina

 

..

 

Links bacanas pra continuar se informando sobre o assunto:

 

Postagem original no Facebook, com comentários!

 

Entrevista com a fono Luciana Oliveira, onde ela fala do desenvolvimento vocal do embrião à velhice.

 

Entrevista com o soprano e professora de canto Marina Considera, onde ela fala de educação infanto-juvenil.

 

Entrevista com o barítono, professor de canto e regente de coro infanto-juvenil Michel de Souza, onde também fala do trabalho em coro com crianças e jovens.

 

Imagem: 'L'anniversaire', de Pierre Mornet.

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Arquivo